Iniciação a restaurante/ Dinâmica de restaurante




Bom, no início de aula, lembrei do jogo do nitendo Wii, Hells Kitchen. O jogo é legal, mas a parte que eu mais gosto não tem direito, já que os pratos a serem montados, é só misturar, mas em questão de logística dá uma noção interessante.

Um restaurante tem basicamente algumas funções, tanto dentro da cozinha, como no salão. Por exemplo o Maítre (é para o salão o que o chef é para a cozinha), garçom, commin e Recepcionista/hostess. Já no bar, existe o barman/copeiro.

Tem alguns termos, vocabulário típico da área interessantes que agente ouve durante a aula, tipo: marchar, seria fazer, dizer, fins; ou nadar que é trabalhar muito no sentido positivo/negativo, quando se trabalha muito e está tudo dentro do programado, ou quando se está nadando porque alguma coisa atrasou, seria tipo correr atrás do prejuizo.

Na aula, foi feito dois risotos, um com linguiça e bacon, e outro com duas variações de cogumelos. Eu fiquei no grupo que cuidou do risoto de cogumelos.

Basicamente nós fizemos um fundo com os legumes picados na parte da manha, cozinhando os legumes na água e depois coando. Simultaneamente foi cortado um tipo de cogumelo enquanto o outro era apenas desgrudado um do outro. Também foi feita uma preparação de azeite com urucum na frigideira, e deixado em repouso e depois coado, com a finalidade de colorir o azeite. Os cogumelos foram aquecidos junto com alho, azeite e pimenta do reino. A cebola picada foi posta na panela junto com o alho e em seguida o arroz de risoto foi despejado na panela, e foi adicionado o fundo de legumes, e adicionado sal. Então foi adicionado um pouco de vinho branco. Daí por diante o arroz foi sempre mexido, e sempre adicionando o fundo para não secar, e o amigo deixar mais cremoso. Foi adicionado então os cogumelos, e posteriormente, shoyu, molho de ostra.

Ambos os risotos foram preparados para sairem juntos, e os pratos foram montados com ambos, e decorados com salsinha brunoase e azeite com urucum.

Bom gente, não tenho certeza de que todo o processo foi dito, mas espero que tenha me lembrado de tudo. Ficou uma delícia o risoto de cogumelo, já o outro, não cheguei a comer, já que como sou adventista do sétimo dia, não como carne porco. Ah? e também não cheguei a tomar o quentão pelo mesmo motivo. taça estava bem bonita, mas o professor disse que estava muito forte (exageraram na cachaça).

Bom gente por hoje é isso...
Até mais...



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...