Vamos começar do início, o termo pimenta tem acepções diferentes em alguns países, já no Brasil esse termo se refere as pimentas Capsicum , Piper de sabor picante. Existem também as pimentas-doces, que no caso do Brasil, são chamadas de pimentão. As pimentas do genero capsicum são nativas das regiões tropicais da América Latina. É grande a variedade de pimentas, com texturas, sabores, e ardor diferentes. Aqui no Brasil, os Indígenas já se aproveitavam disso para temperos, isso antes da chegada dos portugueses.
A dedo-de-moça - Capsicum baccatum - conhecida também como chifre-de-veado, é geralmente cultivada em São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás. Existem frutos de tamanho grandes, médios e até a miúda.
É caracterizada por ter uma cor vermelha intensa e ser bem ardida. Esse ardor é produzido por uma substância chamada de capsaicina, usada em medicamentos para reumatismo, e mais presente nas sementes e nas membranas. Também é conhecida pomo calabreza quando é comprada seca e esmigalhada, já a em pó, é chamada de caiena. É bastante característica em pratos baianos e tailandeses.
Além de tudo isso ela tem algumas propriedades e precauções interessantes:
Propriedades:
- É rica em vitaminas: anticancerígena, afrodisíaca, analgésica, antiinflamatória, antioxidande, energética.
- Controla o colesterol
- Ajuda a Emagrecer
- Regula o estômago e o intestino
- Reduz enxaqueca
Precauções:
- Em excesso pode ser tóxica causando sudorese e hipertensão
Bjus gente
Nenhum comentário:
Postar um comentário