Continuando as receitas do norte, mas agora partindo para as salgadas, vamos começar com uma sessão de pirarucu (que por dificuldade de ser encontrado foi substituído por dourada). Comecemos com o bolinho de pirarucu:
½ Kg de pirarucu;
250 g de batatas cozidas;
1 cebola picada;
2 dentes de alho picado;
300 g de tomate picado;
½ xíc. de chá de salsa e cebolinha picadas;
3 colh. sopa de amido de milho;
3 gemas;
3 xíc. de chá de leite;
óleo, farinha de trigo e pimenta-do-reino QB.
Primeiro cortar o peixe em pedaços pequenos e leve para ferver por alguns minutos; escorrer e deixar amornar; desfiar; dourar a cebola e o alho no óleo, juntar os tomates, a salsa e a cebolinha e deixar refogar; adicionar o pirarucu, as batatas amassadas e mexer por uns 5 minutos; a parte, dissolver o amido de milho e as gemas no leite frio; despeje sobre o pirarucu e cozinhe em fogo brando, sempre mexendo. Pronto, agora é so fazer polinhos pequenos empanando na farinha de trigo e fritar em óleo bem quente. Servir com pimenta e limão.
Agora as iscas de pirarucu:
½ Kg de pirarucu fresco;
suco de 1 limão;
sal e pimenta-do-reino a gosto;
2 dentes de alho amassados;
farinha de trigo para empanar;
óleo p/ fritar.
É bem simples: cortar o pirarucu em tirinhas, temperar com o suco de limão, sal e pimenta a gosto e o alho e deixar “de molho” por 30 minutos. Escorrer bem o peixe, empanar com farinha de trigo e fritar em óleo quente. Sirvir a seguir.
A última receita desse trio fantástico de pirarucu, pirarucu de casaca:
½ Kg de pirarucu;
¼ de xícara de chá de azeite de oliva;
3 cebolas ( 1 picada e 2 cortadas em rodelas);
2 pimentões verdes ( 1 picado e 1 cortado em rodelas;
3 tomates (1 picado e 2 cortados em rodelas);
3 colheres de sopa de cheiro verde picado;
1 colher de sopa de coentro picado;
sal e pimenta-do-reino;
250 g de cará;
¼ de xícara de chá de óleo;
3 bananas-da-terra cortadas em rodelas;
50 g de azeitonas verdes sem caroço;
1 ¼ xícaras de chá de leite de coco.
Colocar o pirarucu numa panela, acrescentar água até cobrir e leve ao fogo deixando ferver por alguns minutos e escorrer, desfiar a carne; Aqueçer o azeite e refogar a cebola, o pimentão e o tomate picados, o cheiro verde, o coentro, sal e pimenta a gosto; Juntar o pirarucu desfiado, mexendo bem. Reservar.
Cozinhar o cará, cortar em fatias e temperar com sal. Agora é hora de fritar as bananas, mas não é para deixar eles muitos escuras (o que aconteceu com a que fizemos).
Hora da montagem: em uma forma refratária, colocar uma camada de cará ao fundo, uma camada de pirarucu por cima, outra de cebola, de pimentão, de tomate e uma de azeitona. Repetir esse processo até acabarem os infredientes. Cobrir agora com a banana frita e regar com leite de coco. Assar a temperatura média até dourar.
Usando agora o jambu famos fazer o arroz de jambu (para variar sem jambu, usamos agrião no lugar)
1 maço de jambu;
Sal;
2 colheres de sopa de óleo;
3 dentes de alho amassados;
1 cebola picada;
½ Kg de arroz, lavado e escorrido.
Lavar bem o jambu, colocar em uma panela com água e sal, e levar ao fogo até ferver. Depois disso lave e escorra e reserve a água. Pique o Jambu e reserve também. Agora é preparar o arroz, aquecendo 1 colher de óleo e fritar 2 dentes de alho amassados com ½ cebola picada. Adicionar o arroz, o sal, e refogar. Juntar a água do jambu e deixar cozinhando em fogo baixo até ficar soltinho. Em uma outra panela, aquecer 1 colher de sopa de óleo, e fritar 1 dente de alho amassado e ½ cebola picada. Adicionar o jambu e o arroz cozido, misturar bem, e está pronto para servir. Fica gostos, mas o sabor do jambú que é o que é o charme do prato, faltou.
Bolo de carne moída e banana- da- terra, pelo menos aqui teve banana da terra por que o purê da receita abaixo, foi para os ares...
8 bananas-da-terra médias cortadas em fatias finas no sentido do comprimento;
1 colher (sopa) de manteiga;
500 g de coxão mole moído;
1 cebola grande picada;
4 dentes de alho amassados;
150 g de bacon cortado em cubos pequenos;
1 pitada de pimenta calabresa;
1colher (sopa) de vinagre;
1 pitada de sal;
4 ovos levemente batidos;
Forma de abrir de 24 cm de diâmetro untada com manteiga e polvilhada com ¼ de xícara de açúcar mascavo.
Deixar o forno aquecido em alta temperatura. Numa frigideira grande, em fogo alto, aqueçer o óleo e fritar a banana aos poucos por 15 minutos ou até ficar dourada. Deixe escorrer sobre papel toalha. Reserve. Numa panela grande, em fogo médio, derreter a manteiga. Juntar a carne moída, a cebola, o alho, o bacon e a pimenta calabresa. Refogar, mexendo de vez em quando por 15 minutos ou até a carne ficar solta e todo o líquido evaporar. Adicione o vinagre e o sal e misture bem. Reserve.
Em um refratário, forrar o fundo e a lateral da forma com metade das bananas sem deixar espaços. Reservar. Misturar a carne reservada com os ovos batidos e distribuir na forma, Pressionando ligeiramente com as costas de uma colher. Cubrir com a banana restante. Leve ao forno por 30 minutos ou até dourar bem. Deixe esfriar um pouco, desenforme e sirva. Apesar de todo mundo achar meio estranho banana com comida, eu gosto, na verdade é uma das poucas frutas que gosto assim.
Surubim com purê de banana- da-terra, purê que não existiu
1 colher (sobremesa) de suco de limão;
1 colher (sobremesa) de coentro picado;
sal e pimenta-do-reino a gosto;
1 xícara de farinha de trigo;
1 colher (sopa) de óleo.
Temperar o peixe com o limão, o coentro, sal e pimenta. Passar os filés na farinha de trigo. Fritar os filés, em uma frigideira, até dourarem dos dois lados.
para o molho
½ maço de espinafre;
½ cebola picada;
azeite, sal, alcaparras, alho picado, vinagre e limão a gosto;
½ xícara de coentro;
½ xícara de cebolinha verde.
Lavar e escorrer o espinafre, e colocar em uma panela. Tampe e leve ao fogo por cinco minutos ou até as folhas murcharem. Retire e esprema ligeiramente. Pique e reserve. Refogar a cebola no azeite até ficar macia. Adicionar o espinafre e refogar por um minuto. Temperar com sal. Agora retire do fogo e deixe esfriar. Acrescente os demais ingredientes e misture. Fica um molho meio seco, mas é assim mesmo.
para o purê
3 bananas-da-terra maduras (com casca);
½ xícara de leite fervido.
Cortar as extremidades das bananas, mantendo a casca. Em uma panela colocar as bananas e cubrir com água, levando ao fogo alto por 20 min. ou até ficarem macias. Agora escorra, descasque e coloque-as, ainda quentes, no liquidificador. Juntar o leite e bata até obter um purê.
Colocar em pratos individuais um filé do peixe coberto com o molho frio de hortaliças. Ao lado, uma porção de purê. E fim! Fica gostoso, foi o que todos disseram, mas eu não comi, pois o surubin foi substituído por dourada, e não como esse tipo de peixe.
É isso, essa foi a ultima receita que fizemos da região norte. Todas as receitas postadas aqui como da região norte, foram retiradas da apostila da professora Rita.
Bjus
Nenhum comentário:
Postar um comentário