Pimenta dedo-de-moça

Gente, essa semana comprei esse lindo vasinho de pimenta dedo-de-moça, então resolvi fazer um breve informativo sobre ela.


Vamos começar do início, o termo pimenta tem acepções diferentes em alguns países, já  no Brasil esse termo se refere as pimentas Capsicum , Piper de sabor picante. Existem também as pimentas-doces, que no caso do Brasil, são chamadas de pimentão. As pimentas do genero capsicum  são nativas das regiões tropicais da América Latina. É grande a variedade de pimentas, com texturas, sabores, e ardor diferentes. Aqui no Brasil, os Indígenas já se aproveitavam disso para temperos, isso antes da chegada dos portugueses. 


A dedo-de-moça - Capsicum baccatum - conhecida também como chifre-de-veado, é geralmente cultivada em São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás. Existem frutos de tamanho grandes, médios e até a miúda. 
É caracterizada por ter uma cor vermelha intensa e ser bem ardida. Esse ardor é produzido por uma substância chamada de capsaicina, usada em medicamentos para reumatismo, e mais presente nas sementes e nas membranas.  Também é conhecida pomo calabreza quando é comprada seca e esmigalhada, já a em pó, é chamada de caiena. É bastante característica em pratos baianos e tailandeses


Além de tudo isso ela tem algumas propriedades e precauções interessantes:

Propriedades:

  • É rica em vitaminas: anticancerígena, afrodisíaca, analgésica, antiinflamatória, antioxidande, energética.
  • Controla o colesterol
  • Ajuda a Emagrecer
  • Regula o estômago e o intestino
  • Reduz enxaqueca

Precauções:

  • Em excesso pode ser tóxica causando sudorese e hipertensão
Bjus gente


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...