Agora sim um Quindim de verdade, e suspiro

Essa foto bonita foi minha sogra que tirou


Não foi com a mesma receita (daquele que deu errado), mas esse deu certo. Para começar esse post vou contar a história do Quindim. Ele tem origem portuguesa, mas com uma modificação em sua base que lá é ovos, açúcar e amendoas, já aqui no Brasil, a amanedoa foi substituida por várias frutas, mas principalmente por coco, fruto que veio da África (o qual posteriormente se tornou o oficial do Quindim brasileireo). 
Uma curiosidade legal, é o nome, que é de origem africana e significa "dengo".

Agora vamos para a receita que por sinal é bem simples:

5 gemas peneiradas
2 ovos inteiros
1 xícara de açúcar
100 gramas de coco ralado desidratado
2 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de margarina derretida
1 colher de chá de baunilha 



Bater com o fouet os dois ovos, acrescentar as gemas e continuar batendo. Agora colocar a margarina derretida, a água e a bauninha, e continuar a bater. Por fim acrescentar o açúcar e o coco ralado. Misturar bem. Despejar em pequenas formas untadas (ou em forma de pudim), e assar por 30 minutos no forno em banho maria. Depois é só esperar esfriar um pouco e tirar da forma.


Também resolvemos fazer suspiro, para aproveitar as claras. Como estamos sem batedeira, a Maira bateu na mão (tadinha dela, né?).
Agente usou a receita de Merengue Francês da apostila da Prof Ana Elisa, deu certo, mas acho que ficou meio puxento ainda. Mas gostoso ficou bem gostoso. A receita é clara (cerca de 4) mais açúcar (250gr). É só bater a claras em neve e ir acrescentando o açúcar enquanto batemos. 
O uso do merengue Francês geralmente se dá cru, o que pode ser perigoso pelo risco de salmonela. Aqui o nosso merengue foi ao forno.




                                                    


Então é  isso, bjinhus a todos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...