Arroz do sertão

Esse já foi um pouco mais complicado, mas isso foi por causa da carne seca. Na receita pedia a carne seca em cubos dessalgada e cortar a carne seca antes de cozida é bem complexo, então acho que da próxima vez vou fazer essa pequena alteração, e cozinha e desfiar.

O processo de dessalgar consiste com deixar a carne seca de 12 a 24 horas dentro de uma bacia com água, sendo que esta deve ser trocada periodicamente. Agora existe um conflito de opniões (que na verdade nem sei se faz diferença), que diz que a carne deve ser colocada na água e levada a geladeira e outra que diz que não deve ser levado a geladeira. Eu fiz da primeira forma e deu certo.

Enfim, ficou uma delícia, pelo menos até meu cunhado elogiou (e olha que dele é díficil receber elegio,rs), mas abaixo está a receita para vocês testarem também, e as fotos da revista e claro a do que eu fiz (o quiabo não aparece pois estava no fundo).




1/4 de xícara de azeite
2 cebolas médias cortadas em rodelas
4 dentes de alho picados em rodelas
500 g de carne-seca dessalgada por 12 horas, cortada em pedacinhos
5 xícaras de água
1 xícara de arroz
1 pimenta malagueta picada
sal a gosto
200 gramas de quiabo limpo
2 colheres de sopa de salsinha picada
1/4 de cebolinha picada

Em uma panela, leve ao fogo médio o azeite, a cebola e o alho por cinco minutos ou até a cebola ficar macia. Acrescente a carne seca e refogue por 20 minutos ou até o fundo da panela dourar. Junte a água e raspe o fundo da panela. Adicione o arroz. Tempere com a pimenta e, se necessário, com sal, e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por de minutos. Acrescente o quiabo e cozinhe por mais 15 minutos ou até o arroz ficar al dente. Junte a salsinha e a cebolinha e sirva. Rende 6 porções.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...