Consumê

O Consumê veio da França e geralmente utilizados como entradas para abrir o apetite.

É basicamente um caldo de carne, legumes, frango translúcido e sem gordura. Para isso ser possível é feita uma mistura bem estranha, mas fica bom. Primeiro tem que ser feito o fundo de legumes, cerca de 1 litro.

Deixar esfriar o fundo e enquanto isso preparar uma quantidade de 200gr de carne moída, e misturar com 2 claras e com o Mirepoix (conjunto de aromáticos feito de 50% de cebola brunoaise, 25% de cenoura brunoaise e 25 % de salsão). Colocar o fundo no fogo baixo e jocar a mistura da carne e mexer por um tempo e depois parar. Mais tarde irá se formar uma camada em cima, composta da mistra feita com a carne. É essa mistura que retira as gorduras do caldo. Deixar o fogo até essa camada estourar, então coar com um chinoa com perfex novo, e pronto. Ai está nosso Consumê.

O da foto ao lado foi o que fizemos, dá para ver que tem algumas gotinhas de gorduras, mas o professor Marcelo explicou que geralmente para se fazer Consumê os utensílios são próprios, pois o Chinoa é dificil de ser lavado e pode conter algum tipo de gordura. Uma opção para resolver caso isso aconteça é colocar gelo em uma concha e passar a base dela na superfície do Comsumê. As gorduras são atraídas pela concha e ele fica perfeito.

Tem algumas pessoas que acrescentam creme de leite, gema de ovo, queijo ralado, mas isso faz com que ele deixe de ser translúcido.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...