Macarons

Boa noite gente... Ontem, praticamente de madrugada, resolvi fazer macarons. E aproveitar para estrear meu silpat e meu saco de confeitar...
Dizem muitas coisas sobre a origem dos Macarons, aqui vou dar uma das versões, essa fala que eles surgiram nos monastérios da Italia e foi levado a França em 1953, por Catarina Médice para seu casamento com Rei Herique II . Nessa época era feito sem recheio, mas já era feito com amendoas. Mas foi no início do século XX que ele começou a ficar na forma que agente conhece.E foi o chef Pierre Desfountainess que teve a grande idéia de juntar dois e rechear como casadinhos.

Tentei fazer há quase dois meses atras e desandou e achatou tudo. Dessa vez fiz a receita que vi na TV Culinária, mas com alguns ajustes no modo de fazer feitos pela minha prof de confeitaria Ana Elisa. No caso a alteração foi que era para deixar descançar as bolinhas, colocar no forno por 14 minutos e desligar e deixar umas 4 horas lá dentro, para secar. Bom, fiz isso, mas acho que deveria ter desligado o forno, e não deixado assando por 14 minutos, pois ele acabou dando uma rachada, e por isso não ficou tão seco e sim mais puxa. Mas ficou bem gostoso. Outra coisa que mudaria seria o recheio que foi um ganache de chocolate, na receita pede chocolate ao leite, acho que fica muito doce já que a própria massa é amendoa, clara e muito açúcar, da próxima vez colocarei o meio amargo.

Macarrons

Ingr.
- 2 xícaras de chá bem cheias de farinha de amêndoa 
- 1 xícara de chá de açúcar impalpável
- ½ xícara de chá de açúcar confeiteiro
- ¾ de xícara de chá de clara de ovos (velha)
- ¼ de xícara de chá de clara de ovos (velha)
- 1 colher de café de corante em pó
- 1 xícara de chá de açúcar refinado
- 1 pitada de sal 

Pré aqueça o forno a 170ºc, misture a farinha de amêndoa com o açúcar impalpável e o açúcar de confeiteiro e peneire.
Adicione 55g de clara no corante e misture bem. Aqueça as 70g de clara com o açúcar refinado e o sal até 60ºc.
Coloque na batedeira em velocidade alta até atingir 30ºc. Pingue sobre o silpat em assadeira dupla. Deixe descansar de 20 a 30 minutos até formar uma casca. Coloque no forno por 13 a 14 minutos. Retire do forno, deixe esfriar, recheie a gosto e guarde na geladeira. 


Ganache

100 ml de creme de leite
200 gr de chocolate ao leite em pedaços

Ferver o creme de leite. Colocar os pedaços de chocolate no creme de leite quente, e sacudir para misturar o chocolate no creme de leite, não colocar colher nesse momento para manter o ganache brilhante. Depois, colocar a colher no meio e ir mexendo até chegar as laterais.


Bom gente é isso, as fotos são dos que eu fiz, ficaram bem gostosos, eu particularmente adorei e vou repetir até por que quero tentar não deixar ele puxa, afinal quero eles perfeitos. 
Bjus



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...