Cozinha Brasileira: norte

Os pratos do dia foram: creme de graviola, e de cupuaçu; bolinhos de pirarucu; iscas de pirarucu;  pirarucu de casaca; farofa D'água.


Vou passar a receita dos que eu ajudei a fazer: Creme de cupuaçu, iscas de pirarucu (tivemos que substituir por Dourada, pois não conseguiram comprar), pirarucu de casaca (idem parenteses anterior).


A primeira coisa que foi feita foi o Creme de cupuaçu:

300 g de polpa de cupuaçu
½ lata de creme de leite 
½ lata de leite condensado 


É só bater todos os ingredientes e levar para gelar. No caso a Aline, que foi quem bateu, colocou um pouco mais de leite condensado, para cortar o azedo do cupuaçu. Ficou muito bom, mas é sério, se não tivesse visto ser feito, juraria de pé junto que vai alguma bebida alcoólica. É gostoso, mas no início dá essa sensação. 

Depois começamos a preparar os ingredientes para os dois pratos de pirarucu (que era na verdade Dourada). 


Pirarucu de casaca

½ Kg de pirarucu
¼ de xícara de chá de azeite de oliva
3 cebolas ( 1 picada e 2 cortadas em rodelas)
2 pimentões verdes ( 1 picado e 1 cortado em rodelas
3 tomates (1 picado e 2 cortados em rodelas)
3 colheres de sopa de cheiro verde picado
1 colher de sopa de coentro picado
sal e pimenta-do-reino
250 g de cará
¼ de xícara de chá de óleo
3 bananas-da-terra cortadas em rodelas
50 g de azeitonas verdes sem caroço
1 ¼ xícaras de chá de leite de coco

 Ferver o pirarucu submerso em água por alguns minutos. Tirar do fogo, escorrer a água e desfiar a carne. Em seguida aquecer o azeite e refogar a cebola, o pimentão e o tomate picados, o cheiro verde, o coentro, sal e pimenta a gosto. Juntar o pirarucu desfiado e mexer bem. Reservar. Cozinhar o cará, cortar em fatias e temperar com sal. Depois disso fritar as rodelas de banana no óleo (bem pouquinho, quase como como se sela a carne.
Agora é hora de montar o prato: Colocar uma camada de cará no fundo do refratário, colocar outra camada de pirarucu refogado, e adicionar em camadas as rodelas de cebola, pimentão, tomate e azeitona. Repetir esse processo até acabarem os ingredientes (nesse caso a receita já está reduzida por isso só dará uma camada de cada coisa, num refratário de cerca de 30cmx20cm). Cobrir agora com a banana frita e regar com o leite de coco. Agora é só levar ao forno até dourar .

Na sala foi servido acompanhado da farofa D'água, mas só vou passar a receita depois que eu fizer ok?

O Próximo e ultima receita que vou passar é o da Isca de pirarucu:

1/2 kg de pirarucu fresco  
suco de 1 limão
sal e pimenta-do-reino a gosto 
2 dentes de alho amassados
farinha de trigo para empanar
óleo para fritar

Essa é fácil, é só cortar o pirarucu em tirinhas, temperar com o suco de limão, sal e pimenta a gosto e alho, depois deixar tomar gosto por 30 minutos. Então escorrer bem o peixe e empanar com farinha de trigo. Fritar em óleo quente e servir em seguida. 
Quanto ao creme de cupuaçu eu adorei. Agora quanto a Isca de Pirarucu e o Pirarucu casaca, eu não cheguei a comer, mas todos disseram que estava ótimo. O que é ótimo, já que o Pirarucu de casaca é diferente, misturando o agridoce, e as vezes não agrada o paladar de todo mundo
Bjus





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...