Massas, massas e massas

Essa semana estava inspirada e resolvi fazer massa de macarão com minha mais nova maquina de esticar massa La cuisine... Foi um verdadeiro festival, em duas partes: a primeira, domingo; e a segunda, ontem.

Na primeira parte fiz três massas salgadas, uma massa com manteiga e manjericão, outra apenas colori a massa para o tom verde e adicionei um pouco de sal, outra ainda fiz com azeite e deixei mais amarela a  com ajuda de corante e temperei com pimenta . Fiz as massas na receita básica de 1 ovo para 100g de farinha de trigo, sendo que quando adicionei manteiga/azeite sempre aumentei a quantidade de farinha de trigo. Bom a massa deve ficar  nem seca nem molhada, depois envolvi no papel filme e deixei por uma hora na geladeira.
 
Enquanto isso resolvi fazer um teste: macarão de chocolate. Fiz duas massas, usei a mesma proporção da receita básica sendo que substitui 50g de farinha de trigo por cacau em pó, e adicionei 4 tabletes de chocolate ao leite garoto derretidos, e manteiga também, mais ou menos uma colher. Na segunda massa doce, usei 50g de farinha de trigo, 30g de cacau e 20g de bis triturado, além de 1 colher de manteiga e o ovo  é claro.

Estiquei todas as massas com facilidade com exceção da ultima de chocolate, pois o bis deveria ter sido mais triturado, e isso fez com que a massa ficasse muito quebradiça. Deu para fazer, mas não pude deixa-la fininha.

Com essas cinco massas eu fiz talharim e ravióli. O Ravióli  salgado foi recheado com creme de ricota com cheiro verde, e servi ele com um molho de manteiga com ervas finas; o doce rechiei com uma rodela de banana e um pedaço de queijo mussarela, servi com creme frio feito a base de creme de leite, leite condensado, pimenta do reino e canela (a ideia é servir o ravióli quente e colocar o molho frio por cima, o contraste fica gostoso). O talharim salgado eu servi com molho de tomate tradicional, já o doce eu servi com o mesmo molho do ravióli doce.

Ficaram muito gostosas as massas, só os raviólis que poderiam ser mais fininhos, principalmente o doce, mas eu adorei a combinação da massa com o recheio e o creme.


Na segunda parte fiz três tipos da massa: uma de tomate com ervas finas, substituí 50g de farinha de trigo por farinha de tomate, e adicionei ervas finas bem picadinhas, além de manteiga; outra de brócolis (seguindo a mesma regra de substituição da de tomate, a base de manteiga também; a terceira massa foi com farinha de cenoura, a base de manteiga também e temperei com molho de pimenta cumari e dedo de moça.
Ficaram muito gostosos, fiz  como talharim e ravióli também.  O recheio do ravióli foi feito com tomate, cebola, parmesão, e requeijão. Servi ambos com molho branco.

As duas partes meio que foram de improviso, mas gostei bastante do resultado.  Na verdade o festival ainda vai ter terceira parte pois ainda tenho uns testes para fazer.
Bjus



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...