Domingo divertido: Confeitados

Bom, sabe aqueles dias em que agente ta inspirado? Então esse foi um desses, em que eu e a Maira não resistimos e fizemos três bolos (queríamos quatro, mas ia sobrar muito). O problema é que cada um quería um, eu queria fazer o Saint-éloi, a Maira queria o bolo gelado de morango na taça,  o KK queria o de abacaxi com nozes e o Gu queria o gelado de coco, então já viu! Mas devido ao fato de que, seriam bolos demais, fizemos só três, e eu vou passar a receita dos dois bolos confeitados. Vamos ao primeiro:


Saint-éloi de Chocolate

para o pão de ló genôves
20g de manteiga
4 ovos
125g de açúcar
90g de farinha de trigo peneirada
30g de cacau em pó, sem açúcar, peneirado

Primeiro derreter a manteiga. Colocar os ovos e o açúcar no banho-maria e deixar aquecer por 5 a 8 minutos, batendo até a mistura ficar esbranquiçada e espessa. Retirar do banho-maria e levar para a batedeira em alta velocidade até esfriar. Juntar então a farinha de trigo e o cacau peneirados, em duas adições, e acrescentar a manteiga morna. Assar por 25 minutos aproximadamente.


para embeber a calda
150ml de água
200g de açúcar
50ml de Cointreau


Levar ao fogo a água e o açúcar até ferver e deixar esfriar. Acrescentar o Cointreau (usei suco de uva puro)


para ganache
250g de chocolate
250ml de creme de leite fresco
50ml de Cointreau


Picar o chocolate  em uma tigela. Levar o creme de leite no fogo até ferver e jogar em cima do chocolate, misturar e adicionar o Countreau (usei suco de uva puro)


Para finalizar o bolo corta-lo em três partes iguais, com ajuda de uma faca serrilhada. Molhar ambas as partes com a calda. Colocar uma camada de 2cm de ganache em cima de cada parte. Deixe o bolo gelar por uns 15 minutos e espalhe o resto do ganache sobre o bolo. Deixar gelar por mais dez minutos e pronto.



O segundo bolo:

Bolo de Abacaxi e Nozes


 para a massa
5 ovos (claras e gemas separadas)
1 1/2 xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa de óleo
2 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de fermento em pó

Bater as claras em neve e reservar. Bater as gemas com o açúcar e o óleo até clarear, juntar a farinha o leite e o fermento em pó, desligue a batedeira. Misturar a clara em neve com cuidado e levar para assar ao forno pré-aquecido. Adorei a massa, muito fofa e fácil de manusear.

para o recheio
2 xícaras de chá de leite
1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa de amido de milho
1/2 xícara de chá de nozes
1 lata de abacaxi em calda

Levar ao fogo o leite com o leite condensado e o amido até engrossar, acrescentar as nozes e deixar esfriar. Escorrer a calda do abacaxi e pica-lo (fizemos o abacaxi em calda, com açúcar e abacaxi)

calda para molhar
1 xícara de chá de suco de abacaxi
1/4 de xícara de chá de açúcar

Misturar os dois ingredientes.

cobertura
1/2 litro de chantily
nozes picadas para salpicar

Enfim desinformar o bolo e corta-lo em três partes iguais, molha-lo com a calda  e espalhar metade do recheio, colocar outra parte do bolo em cima e colocar o restante do recheio. Juntar a outra parte e espalhar o chantily por fora do bolo e salpicar as nozes. 







Só posso dizer que ficou uma delícia, ambos os bolos. E conseguimos até umas encomendas. 
Bjinhus
até a próxima

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...