Eco gastronomia



A preocupação com o meio ambiente começou a se despertar por volta dos anos 90, e de lá para cá tem tomado parte em vários debates. Países elegem metas de diminuição de poluição, campanhas contra o uso exacerbado dos recursos naturais foram feitas, replantio de áreas usadas, leis, etc. Mas o problema que foi causado nos últimos – vai dizer, 100 anos (o certo é desde a revolução industrial) - não é tão simples de concertar, contudo vale a pena tentar.

Em todas as áreas, empresas estão preocupadas em de alguma forma demonstrar preocupação ambiental, afinal de contas, hoje o consumidor mudou, e mudanças proporcionais devem acontecer.

 “Pesquisas dão conta que a Indústria de alimentação é uma das mais impactantes ao meio ambiente entre aquelas relacionadas ao consumo doméstico. Além disso, dos 25 produtos que mais demandam emissões de gases GHG para serem feitos, mais da metade deles está relacionada a alimentos”, diz o professor Luiz Gylvan Meira Filho, da Universidade de São Paulo (USP)

E nos últimos 5 anos a eco gastronomia vem ganhando espaço entre Chefs e espaço na mídia, ela propõe uma gastronomia sustentável, com o consumo de produtos orgânicos e sem conservantes, diminuindo assim o impacto sócio-ambiental das indústrias alimentícias, ajudando a conservação de sabores regionais (biodiversidade) além de estimular economicamente a região. Está lidada diretamente ao movimento Slow Food, que defende métodos de cultivos tradicionais e biodiversidade agrícola mundial. No filme Minhas mães e meu pai, Paul é dono de um tipo de restaurante eco gastronômico.

E como está na moda a responsabilidade social, a eco gastronomia está na moda também. Como chamou a especialista em questões culturais, a mexicana Glória Lopez Moralez: “Bem-vindo à Era da Gastronomia”. O discurso de Glória é de que o mundo sempre passou por eras e a ultima, a do petróleo já passou agora a eco gastronomia vem como resposta a essa ultima por sinal, sendo um patrimônio cultural sustentável e renovável.

Enfim eco gastronomia nada mais é a ética e o prazer da alimentação andando de mãos dadas, em outras palavras: alimentação sustentável e gostosa!

Por hoje é só, até mais!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...