Gastronomia nas Américas – Episode I

Gente! Vou começar uma série sobre Gastronomia em várias partes do mundo, será bem geral. Então vamos começar pelas Américas. A diversidade de origens dos alimentos, misturas, variações em cocção, caracterizam a culinária das Américas. Mas a criatividade e gosto, é claro, fazem com que cada região (país e estado) tenha diferenciais deliciosos (as vezes nem tanto, afinal isso é questão de gosto).

Então vamos lá:

Os Estados Unidos

Os estados da Nova Inglaterra

Formado pelos estados de Maine, Vermont, New Hampshire, Massachusetts, Rhode Island e Connecticut. Foi influenciado inicialmente pelos britânicos, franceses, holandeses e escandinavos, que começaram a povoar a região. Uma influencia interessante é bem vista em Boston, com um gosto que favorecia a cocção através de fervura, por não gostarem tanto dos pratos considerados “frescos” da França. Outros estados tiveram influencias de alemães e irlandeses, tal como Massachusetts (e por ai vai).

Na época dos primeiros colonizadores o método de preservação na Nova Inglaterra, especialmente carnes, era coloca-las em barris de sal, o que nos legou hoje a carne de porco salgada, o bacalhau, o corned beef, as quais já eram bases das refeições da época. Outros conservantes utilizados eram o gelo e fumaça, também utilizados na conservação de frutas, para preparação de doces, tortas etc. Seguindo o costume da terra de origem, os colonizadores tinha certos produtos típicos, mas eles também tiveram que se adaptara realidade da Nova Inglaterra (veado, coelho, lebre, peru, pato, salmão, linguado, mexilhões, mariscos, lagosta, vieiras, morangos, oxicocos, milho, feijão, abóbora, xarope de bordo e brotos de samambaia).

Os estados do Médio Atlântico

Nova Jersey, Delawere, Washington, Maryland, Pensilvânia, Virgínia, e Virginia Ocidental (aqui New York é facultativo - rs). Situam-se no litoral leste, e as estações nessa área variam muito. Essa região foi colonizada, primeiro pelos holandeses, seguidos pelos suecos e finlandeses (por causa das terras boas para cultivo). Por isso a agricultura teve um impacto imenso na cozinha ali.

Ingredientes comuns da Nova Inglaterra e Médio Atlântico

Vegetais, frutas e Legumes: Abóbora feijão, maça, milho, mirtilos, oxicoco, brotos de samambaia
Carne: Carne de boi e carne de veado
Aves: Peru
Peixes e frutos do mar: Bacalhau, lagosta, linguado, mexilhões, mariscos, e ostras.
Adoçantes: Melaço e xarope de bordo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...