Bomba de chocolate

Eu e minha mãe sempre fomos apaixonadas por essas delícias. Cresci comendo a versão daquelas pequeninhas, que minha mãe comprava quando estava chegando em casa, na Padaria Avenida, lá de Cruzeiro. Resolvi matar a minha vontade e faze-las:
a massa que deu errado

para a massa
120 ml de leite integral;
120 ml de água;
110 g de manteiga;
5 g de açúcar;
140 g de farinha peneirada;
5 ovos.
Deixar o forno preaquecido em 180°C, e ferver o leite com a água a manteiga o sal e o açúcar. Tirar do fogo e acrescentar a farinha de trigo de uma só vez, depois ir misturando e incorporando por um minuto sobre o fogo. Acrescentar então os ovos em duas adições, misturando delicadamente com a espátula. Agora é só usar o saco de confeitar com o bico nº 8 e uns 13 cm de comprimento. Levar para assar por 25 minutos (bom a receita diz isso, mas quando segui, minhas bombas murcharam todinhas, então fiz a receita de novo, e deixei quase uma hora, e não é que deu certo, então isso é um aviso, depende de forno para forno).


para o creme de confeiteiro
250 ml de leite integral;
60 ml de creme de leite fresco;
65 g de açúcar;
3 gemas de ovos (60g);
40 g de farinha de confeiteiro;
90 g de chocolate picado.


Esse creme eu usei os ingredientes que o livro mandava mas fiz do jeito que aprendi no curso. Bater as gemas, o açúcar, a farinha, e o creme de leite fresco na batedeira até ficar cremoso. Esquentar o leite até ferver e ir acrescentando a mistura de gemas lentamente e misturando bem. Continuar a mexer até engrossar. Ainda quente colocar o chocolate picado e mexer bem até derreter. Para esfriar sem juntar casca, é preciso ficar mexendo também. 


para o toque final
150g de chocolate picado
40g de óleo vegetal


Derreter o chocolate e acrescentar o óleo, misturar muito bem. 


Agora é só montar. Primeiro fazer três furos com o bico de confeiteiro nº 7, em baixo das massas retiradas do forno. Usando esse mesmo bico colocar o creme de confeiteiro no saco de confeitar e aplicar nos furos feitos um pouco de creme. Depois para finalizar passar a parte de cima do doce no nosso toque final e pronto. Fica delicioso, mas é importante lembrar que é para ser comido no dia, pois a massa murcha de um dia para o outro e não fica tão crocante. Olhem como ficaram lindos:



Essa receita eu tirei do livro Delícias de chocolate, do Jean-Paul Hévin. Ficaram muito bons, mas no dia seguinte já não estavam tão saborosos. Achei em outro livro que o nome dessa massa é Pasta Choux, e que ela frita é o churros americano. Na frança esses doces de chamam Éclairs, que significa relâmpagos, e os nossos tem o nome de Bomba, ambos remetendo que quando damos a primeira mordida o doce meio que estoura. É isso por hoje e até mais

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...