Cerveja Amanteigada - Harry Potter: três versões

Quem é fã de Harry Potter, ou ao menos curte ver os filmes, vai lembrar da famosa Cerveja Amanteigada que os bruxos bebiam nos pubs Cabeça de Javali e Três Vassouras. Bom, eu faço parte dos que curtem a série, e fiquei feliz em tentar algumas receitas dessa famosa cerveja. Não sei qual é servida no parque do Harry, mas tentei essas que achei na internet.
Encontrei três receitas diferentes e irie fazer as três. Começarei com a mais interessante ao meu ver, apesar de ter ingredientes estranhos.  Essa receita é adaptada de um livro de 1594, “The Good Huswifes Handmaid for the Kitchin”, da dinastia dos Tudors  na Europa, a chamada butterbeer. Para a surpresa dos fãs e até a autora a cerveja amanteigada já existia.

1,5 l de ginger ale caseiro (ver receita em post anterior)/ ale inglês;
¼ de colher de chá de gengibre ralado;
½ de colher de chá de noz-moscada;
½ de colher de chá de cravo ralado;
5 gemas;
200 g de açúcar mascavo;
120 g de manteiga sem sal em cubos.


Bom apesar de dar medo esse negócio de ir gemas nisso, comecei a fazer esquentando o ginger ale mais o gengibre ralado, a noz moscada e o cravo, em uma panela. Caso vocês queira fazer de ale inglês que é cerveja mesmo, não cozinhe por muito tempo senão o álcool evapora. Já no meu caso, fiz com o ginger ale, que é meio que um refrigerante.  Em uma batedeira bater o açúcar mascavo com as 5 gemas, até ficar cremoso. Colocar na mistura de ginger ale, mexendo rápido, deixar o fogo baixo e mexer por 3 minutos. Agora é só tirar do fogo e adicionar a manteiga e mexer com um mixer ou um batedor de claras em neves manual, isso faz com que a espuma fique mais macia. Deixar esfriar a temperatura ambiente (deixei uma noite inteira) e servir em canecas de cerveja.

Agora vamos ao que eu achei, a aparência ficou perfeita, mas vamos ser sinceros, é bem estranho o sabor. Nada imbebível, mas muito forte. O gengibre aparece mas nem é o mais forte, a combinação que fica carregada, não dá para distinguir que tem noz-moscada, eu pelo menos não consegui, nem o povo daqui que tomou, já o fato de ir manteiga é bem nítido pois fica bem gordurosa.. Não sei se essa impressão está sendo parcial devido a minha cultura brasileira, que venhamos e convenhamos, tem um paladar um diferente do da Europa em algumas coisas; ou se é porque é ruim mesmo. Na receita não manda tomar gelado, mas fica bem melhor, mas por bem melhor, não significa gostoso. 

Agora as próximas duas receitas são mais gostosas, a primeira eu encontro na internet como sendo a original do filme/parque (não posso afirma qual é a original, é uma dúvida cruel), mas se é ou não faço ideia.


470 ml de sorvete de baunilha 
4 colheres de sopa de manteiga
200 gramas de açúcar mascavo
2 colheres de chá de canela
1/2 colher de chá de noz moscada
1/4 colher de chá de cravo em pó
600 ml de cidra de maçã

Essa é bem fácil. Misture manteiga, açúcar e temperos em uma tigela grande,  misturar com o sorvete e deixe congelar.  Agora é só aquecer a cidra em uma panela por 3 minutos (use fogo baixo para evitar que ferva) e com uma colherada generosa da mistura com sorvete encher cada copo ou xícara, e derramar a cidra aquecida, daí vai espumar bastante. E pronto! Esta pronto nossa cerveja amanteigada. Fiz meio que duas versões dessa, uma com espumante de uva, e outra com cidra, ambas sem álcool. A com o espumante de uva, ficou mais forte, achei melhor a com cidra mesmo, fica mais suave. É uma bebida quente que contrasta um pouco com a espuma que fica mais fria. Agora sim, uma Cerveja Amanteigada boa!


Agora vamos para a receita mais simples e que menos parece uma cerveja, na verdade tem mais cara de milkshake ou algo do tipo por isso a segunda parece melhor, é forte mas gostosa.


250g sorvete de baunilha
2 colheres (sopa) de manteiga (ou margarina)
8 colheres (sopa) de cobertura de caramelo
2 copos de leite

É só derreter a manteiga no microondas, e bater junto com todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos. Sirva a seguir. 


Depois de experimentar as três cheguei a conclusão de que prefiro mesmo a segunda, mas ao fazer a terceira tive uma ideia: fazer a segunda sem esquentar a cidra, só batendo ela e o sorvete temperado no liquidificador. E não é que ficou bom, assim prefiro mesmo a segunda, e prefiro mais ainda se for a gelada, talvez isso seja por que ta um calor aqui, mas de qualquer forma é a que voto.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...