Queijo Minas Frescal


Resolvi fazer queijos depois que vi uma matéria sobre queijos na revista gula do mês passado. Então pensei em começar com esse, que é bem simples por sinal, tirando é claro, a falta de experiência.

Converti a receita para uma quantidade pequena:

2,5 litro de leite;
1 ml de coagulante quimase;
1,5 ml de cloreto de cálcio (só consegui achar no site queijos do Brasil).


Como comprei leite cru tive que pasteurizar, seguindo as instruções do site, que dizia para deixar o leite na temperatura de 65°C por 20 minutos e depois resfriá-lo para 36°C. Demorou um pouco para conseguir resfriar mas deu certo. A essa temperatura, adicionar o cloreto de cálcio e mexer bem, depois o coagulante e mexer mais.  Agora deixar de um dia para o outro até formar uma coalhada lisa (na receita manda deixar 30-40 minutos mas não acontece nada e algumas pessoas que conheço que fazem queijo disseram para eu deixar a noite todo, e deu certo).
Depois disso cortar a coalhada fazendo quadradinhos de 3 cm de diâmetro, deixar repousar por 5 minutos e começar a mexer com cuidado em forma de círculos (nesse momento é para o soro ir se separando mais e a massa ir se firmando). O ponto do queijo ocorre depois de uns 20 minutos do corte, quando a massa pesa e se deposita no fundo. Então é só retirar a massa com a ajuda de uma concha e ir colocando na forma própria, como não tenho forma fiz com o pano de prato, mas cuidado tenha certeza que ele esteja limpe e desinfetado. Deixar o queijo ir se acomodando e virar para a outra forma ou usar o pano para moldar como você quiser. Lá na receita fala para por o sal em cima que o queijo vai absorvendo, depois gelar o queijo e está pronto para servir. Eu fiz um pouco diferente, pois deixei ele meio que maturando por uns 10-15 dias com o soro no meio do queijo por que eu queria deixar ele mais molinho no centro como o que tinha visto na revista e eles tinham dado essa dica. 


Pois bem, e não é que ficou bom?! Gostei bastante e olha que queijo fresco não é meu forte, e nem romeu e julieta e achei uma delícia com goiabada. Ficou bem macio por dentro e com textura cremosa na boca. 




Ainda fiz outro queijo (esse aí de cima) mas esse era para ser provolone mas fiquei esperando dar o ponto da filagem por dois dias e nada, daí fiz minas frescal mesmo, a diferença nele foi que também vai fermento lácteo, 3 g. Além disso ele ficou bem duro, mas com sabor parecido com o outro, bem leve e cremoso na boca. Outro dia tento de novo o provolone, ainda tenho que descobrir onde errei.


Bjus

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi jeniffer, vou te dar uma dica para fazer a forma de queijo. Compre um cano de PVC (na casa de material para construção)corte da altura que vc quer o queijo e depois fure-o com prego quente ou furadeira nos lados para que o soro saia com mais facilidade.
Outra dica é com a lata de manteiga, lembrando de furá-la nos lados.
Bjs...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...