Quiche de alho-poró e abobrinha

Eu fiz um quiche no semestre passado, mas essa segunda resolvi fazer de novo, pois minha sogra estava com muita vontade. Os sabores escolhidos foram os de alho-poró e abobrinha, sendo que o do primeiro eu fiz vários miniquiches e o segundo eu fiz um quiche grande.

Usei a receita que veio na revista Claudia Comida e Beleza. A receita foi usada tanto para um quiche quanto para o outro só alterando a abobrinha/alho-poró.

para a massa
2 xícaras de farinha de trigo;
100g de manteiga gelada, cortada em pedacinhos;
1 ovo;
1/2 colher de chá de sal;
1/4 de xícara de água.


Juntar a farinha e a manteiga, misturando com as pontas dos dedos até virar uma farofa. Adicione o ovo, o sal e a água, amassando ligeiramente até desgrudar dos dedos. Envolva agora a massa em filme plástico e leve para a geladeira por vinte minutos. Depois forrar as forminhas, colocar papel manteiga no fundo e por feijão em cima. Leve para assar a 180° por 20 minutos, depois retirar o papel manteiga e o feijão e levar ao fogo novamente por dez minutos ou até dourar. 


para o recheio
1 colher de sopa de azeite;
3 alhos-porós grandes cortados em rodelas finas/2 abobrinhas picadas em quadradinhos;
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
2 xícaras de creme de leite fresco;
4 ovos batidos ligeiramente;
sal e noz-moscada a gosto;
1 xícara de queijo ornamental ralado.


Aquecer o azeite em uma frigideira e, refogar o alho-poró em fogo médio por dois minutos ou até murchar/refogar a abobrinha até ficar al dente, e reservar. Misturar a farinha com o creme de leite em uma tigela, adicionar os ovos e o refogado, temperar agora com o sal e a noz-moscada. Sobre a massa assada colocar essa mistura (no semestre passado, colocamos o recheio [alho-poró, abobrinha, salmão defumado, ou qualquer outro] em cima da massa e jogamos o creme de farinha, ovos e creme de leite já temperados por cima). Levar para assar por 25 minutos ou até dourar e o recheio ficar firme. 
 
Os quiches ficaram bem gostosos, mas prefiro o de alho-poró, isso se deve ao fato de não gostar muito de abobrinha, que estava boa também. 
Até




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...