Bolo de Anjo

Nunca tinha ouvido falar, encontrei no livro Todas as Técnicas de Culinárias do Le Cordon Bleu, e dei mais uma pesquisadinha na net, e descobri que é servido geralmente com chantitly e morangos. Além disso é claro, vamos a alguns comentários sobre o bolo, que na verdade é feito a base de claras, e por isso fica extremamente  leve, por isso o nome bolo de anjo.

12 claras (aprox. 350ml)
1 e 1/2 colher de chá de cremor tártaro
280g de açúcar
85g de farinha de trigo peneirada
25g de amido de milho 
1 colher de chá de baunilha. 

Vamos lá, é só bater o cremor tártaro com as claras até dar aquela consistência de merengue, depois misturar aos poucos a farinha  junto com o amido de milho, depois despeje a massa na forma de bolo de anjo sem untar, novele a superfície e asse imediatamente, por uns 50 minutos na temperatura de 175°C. Retirar a forma de forno e deixar o bolo esfriar com a forma de cabeça para baixo para ele não encolher nem perder a forma. 
No meu caso, não tenho essa forma que tem furo no meio, e fundo removível, então dando mais uma pesquisadinha na net encontrei algumas dicas, o bolo pode ser feito e forma de bolo inglês, com papel manteiga no fundo para ajudar a soltar, ou com forminhas de muffins/cupcakes, etc. Ficam umas gracinhas, eu enchi bem as forminhas e elas cresceram bastante, e fica realmente bem levinha com um sabor no final que lembra suspiro. 
Primeiro segui a dica de servir com chantily e morango, depois cada um que ia comer aqui em casa acrescentava um ingrediente, chocolate derretido, creme de confeiteiro de chocolate, e até bola de sorvete de creme. Enfim, ficou bom com tudo que experimentamos, e com todos juntos também. 
Bjus

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...