Tomates Verdes Fritos

Tomates verdes fritos é um filme inspirado no livro da escritora Fannie Flagg e traz uma carga de emoções e discussões sobre a identidade dos personagens, problemas sociais, preconceito, gastronomia, entre outros diversos assuntos secundários. O filme narra fatos da vida da Sra. Ninny Treadgoode, assim como da de Evelyn Couch, a qual se rende as histórias contadas por Ninny (ambientada entre os anos 20 até os 50).
Evelyn, uma dona de casa reprimida desconta todas as mágoas comendo enormes quantidades de doces, enquanto seu marido, Ed, parece ignorar sua presença. Toda semana esse problemático casal visita uma tia no hospital, mas Evelyn é constantemente impedida de entrar no quarto por escolha da paciente. Em uma das visitas, enquanto Evelyn espera Ed retornar, ela conhece Ninny, uma simpática senhora de 83 anos, que adora contar histórias e a cada semana narra a vida de alguém de sua família, chamada Idgie.
A história de Idgie começou na infância em 1920, quando seu irmão Buddy, ao qual ela era muito ligada, morre atropelado por um trem ao ter ficado com o pé preso no trilho. Idgie se fecha e não fala com ninguém, apenas com Ruth Jamison, a namorada de Buddy. Idige era “dessas moças que não levam desaforo para casa”, mas que tem bom coração e tem a ideia de que é capaz de fazer seu caminho, o que ela demonstra ao administrar uma lanchonete em Whistle Stop, Alabama (EUA).
A grande amizade das duas sofre um distanciamento depois do casamento de Ruth com Frank, um homem estupido que a espancava e também fazia parte da Ku Klux Klan. Depois dela não mais aguentar tal situação, Idgie a busca e a emprega na lanchonete. Idgie não se importava com o que com os pensamentos alheios, fato demostrado no atendimento aos negros no fundo da lanchonete o que gerou certa antipatia de diversos cidadãos. Outro importante ponto é o grande carinho entre as duas, o que, de certa forma, fornece um tom nada explicito de que elas tenham propensões homossexuais (ou, pelo menos, de que Idge tinha uma paixão secreta por Ruth). Nesse período a Ku Klux Klan ataca a lanchonete, o que misteriosamente leva ao desaparecimento de Frank e as principais suspeitas de tal ato decaem sobre as duas amigas e seus amigos negros.
Em detrimento da história de Idgie, Evelyn cada vez mais se apaixona pelos fatos narrados, o que a leva a pensar o que fazer de sua vida. Esse é o principal ponto do filme, como Idgie era corajosa por tomar o controle de sua vida e de como Evelyn era covarde e preferia culpar o marido por sua infelicidade e fracasso. A história termina com a revelação de que o caseiro de Idgie matou Frank o qual foi cozido e servido na lanchonete, para o policial que investigava tal desaparecimento (por falta de se encontrar o corpo, ninguém foi condenado).
Após o contato com tal história Evelyn começa uma grande mudança, a qual se inicia por uma transformação em sua cosmovisão. Uma das frases mais repetidas em toda a obra é: “certo dia, alguns patos pousaram em um lago. A temperatura baixou tanto e tão rapidamente, que o lago congelou. Os patos levantaram voo e levaram consigo o lago. Dizem que ele está em algum lugar da Geórgia”. Frase que resume o pensamento principal evocado pelo filme, se as circunstâncias estão complicadas, não importa a dificuldade, tudo pode ser mudado, até mesmo um grande lago.
O título do filme é o nome de um prato muito comum na região sul dos Estados Unidos. E era um dos mais vendidos na lanchonete de Idgie. Para a mudança em minha forma de ver o mundo, decidi-me por começar pelo inicio de tudo, o paladar. Resolvi experimentar os famosos Tomates verdes fritos
Fiz a receita abaixo e tive problemas para empanar o tomate, até ficou bom, mas encharcou muito e a farinha acabou saindo um pouco do tomate. Idge e Ruth, fariam bem melhor que eu. Mas aprendi algo, no momento do erro, é só mudar o lago de local, e tudo poderá melhorar. 

1/2 colher de sopa de fubá
1/3 colher de sopa de óleo
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino
1/2 colher de chá de sal
4 tomates verdes médios em rodelas
de 0,5 cm de espessura

Num prato grande, misture bem o fubá, o queijo parmesão, o sal e a pimenta. Aqueça a frigideira em fogo médio. Passe as rodelas de tomate na mistura de fubá, pressionando bem. Frite metade das rodelas por um minuto de cada lado ou até ficarem douradas e crocantes. Retire com uma escumadeira e disponha num prato coberto com papel-toalha. Frite o tomate restante e também deixe escorrer no papel.

Bom então eu mudei, troquei de receita!

2 tomates vedes cortados em rodelas grossas;
trigo para empanar;
2 ovos;
farinha de rosca para empanar;
sal e pimenta a gosto;
óleo para fritar.


Empanar os tomates com a farinha de trigo, depois com o ovo e por fim com a farinha de rosca. Fritar no óleo quente, polvilhar o sal e a pimenta e servir a seguir. Se você quiser pode também colocar o sal e a pimenta nos ovos usados para empanar.



Fica uma delícia, aqui em casa, todos aprovaram.
Bjus

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...