Torta de pera e chocolate

Uma delícia de torta. Não pensei que o creme ficasse tão gostoso, mas também fiz uma pequena alteração nessa receita, pois não tinha farinha de amêndoa. Usei no lugar farinha de alfarroba e um pouco de farinha de trigo. Fiquei com medo de não dar o ponto mas acabou ficando ótima. A textura e o sabor do chocolate com o toque da pera, fica muito bom. Na pera também fiz uma alteração, cozinhei ela com meia colher de café de essência de baunilha.
A receita eu tirei da revista Casa e Comida da edição junho/julho. Quando vi pela primeira vez a receita, nem dei muita boal, mas ainda bem que resolvi experimentar. A receita rende para 10 pessoas.

para a massa
115g de açúcar de confeiteiro;
345g de manteiga;
6 gemas de ovo;
575g de farinha de trigo.


Primeiro bater a manteiga e o açúcar, e juntar as gemas com cuidado. Depois ir juntando a farinha aos poucos, e misturando até virar uma bola de massa. Envolver-l a em filme plástico e levar para a geladeira por uns 30 minutos. Com o forno pré-aquecido em 160°C, untar a forma da torta, enfarinhar uma superfície limpa e esticar a massa com tamanho suficiente para forrar a forma. Pressionar a massa de leve na forma e levar ao forno com papel manteiga com feijão em cima (eu não tinha papel manteiga e usei alumínio, não gostei muito, deixa a massa suando). Depois de 15 minutos tire o papel com o feijão e asse por mais 15 minutos ou até dourar. 


para o recheio
185g de chocolate escuro (usei o meio amargo);
125g de manteiga;
125g de amêndoas em pós (usei farinha de alfarroba com farinha de trigo);
95g de açúcar de confeiteiro;
2 ovos batidos;
4 peras cozidas, cortadas ao meio;
cème faîche para servir (não usei, em outro post colocarei o que é e como fazer o caseiro já que é muito caro para comprar).


Começar derretendo o chocolate, e reservar. Bater a manteiga com as amêndoas em pó (farinha de alfarroba com farinha de trigo), os ovos e o açúcar. Juntar por fim o chocolate derretido e colocar a mistura sobre a massa, depois colocar as peras cozidas e afundá-las um pouco. Agora é só assar por mais uns 40 minutos, esperar esfriar e servir, com o crème faîche. 






Eu gostei muito dessa receita,e pretendo fazer de novo, quem sabe dessa vez uso a amêndoa em pó. 
Bjus



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...