Já tinha ouvido falar dessa sobremesa por alto, mas nunca tinha visto e nem provado. Nessa semana vi na revista Prazeres da Mesa, a receita de Panna Cotta de Iogurte, com infusão de frutas vermelhas e fiquei com vontade de provar. A pena foi que eu não achei nem amora, nem framboesa ou blueberries (as frutas vermelhas que iam na receita), então resolvi improvisar e fiz infusão de morango.
Antes de entrar nos detalhes da receita, vou conta a história da sobremesa:
Panna Cotta é um nome italiano que significa nata cozida, é tipica da região Piemonte, na Itália. É feito a partir da nata de leite, açúcar, gelatina e especiarias. Geralmente é servida sozinha, com caramelho, com compota de frutas ou com frutas frescas, frutas de molhos coulis e chocolate.
A receita que eu fiz foi essa ai:
para a infusão
3 xícaras de chá de morangos frescos
1 xícara de chá de água
2/3 de xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de limão
1 fava de baunilha (usei essência)
Misturar os morangos com o açúcar, a água e a fava de baunilha em uma tigela inox. Deixar cozinhar no vapor sem deixar a tigela encostar na água, isso por cerca de 40 minutos. Então adicionar o suco de limão e colocar o coulis em uma peneira, sem espremer, só separando as frutas do suco. Reservar na geladeira os dois separadamente.
para a panna cotta
1 3/4 de xícara de chá de iogurte natural
1 1/4 de xícara de chá de creme de leite fresco
1/3 de xícara de chá de açúcar
18g de gelatinha incolor em pó
60 ml de água fria
Na hora de servir é só desenformar , e colocar o suco e a infusão de morangos ao lado. Decorar com folhinhas de hortelã e baunilha e servir.
Eu adorei o coulis e a infusão de frutas, ficou muito saboroso. A panna cotta também estava boa, mas senti que ficou faltando algum aroma, vou tentar mais uma vez fazendo uma ou outra alteração, que não modifique sua estrutura.
Mas é isso...